:

  • Jornalistas Brasileiros São Agredidos Por Seguranças De Nicolás Maduro


  • Falta de organização causou empurra-empurra durante fala do presidente venezuelano Nicolás Maduro

Após o encontro no Palácio do Itamaraty, ocorreram episódios preocupantes de violência contra jornalistas por parte dos seguranças do presidente Nicolás Maduro, assim como pelos membros da equipe de segurança institucional do governo brasileiro.

A situação se desenrolou durante uma entrevista de Nicolás Maduro, na qual os seguranças tentaram impedir a aproximação dos profissionais da imprensa.

Em meio a empurrões e tumulto, a repórter Delis Ortiz foi agredida com um soco no peito. Não foi possível registrar imagens do momento exato da agressão. As imagens capturadas são posteriores ao incidente, evidenciando também agressões a outros jornalistas presentes. 


Testemunhas afirmam que o agressor responsável pelo ataque contra Delis Ortiz é o indivíduo destacado na imagem. Após o ocorrido, a repórter foi conduzida a uma sala no Itamaraty, onde recebeu atendimento médico e está em boas condições.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota lamentando veementemente a agressão sofrida pelos profissionais de imprensa e se comprometeu a tomar medidas para apurar a responsabilidade pelo ocorrido.

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República também emitiu uma nota expressando solidariedade à jornalista Delis Ortiz e condenando qualquer forma de agressão contra os jornalistas presentes. Ressaltou, ainda, que todas as providências cabíveis serão tomadas para que situações semelhantes não se repitam.

Nota Do Itamaraty

Após o ocorrido, o Itamaraty se manifestou por meio de uma nota: 

“O Ministério das Relações Exteriores lamenta o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul. Providências serão tomadas para apurar responsabilidades”.